quinta-feira, 30 de outubro de 2008


MEC estará realizando matrículas durante essa semana.
ALICE

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Reunião de quinta

O encontro de hoje reuniu todo o grupo da tarde, educação infantil e séries iniciais, para conversar sobre o II CONCAIC que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro na escola. O CONCAIC é, na verdade, uma grande celebração. A comunidade do Caic tem nesses dois dias a oportunidade de propor idéias novas, de expor ansiedades, de dividir fracassos e sucessos e, sobretudo, de construir o plano de trabalho para os próximos dois anos. O documento que resulta do encontro desses pares (tão ímpares) é o registro polifônico das necessidades de um grupo que se apropria do espaço-tempo que o Caic gera. Temos voz no Caic, mas nos dias 7 e 8 de novembro podemos nos fazer ouvir ainda mais alto. :)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Aos companheiros de viagem

Gurias e guris, profes do Caic, sou muito grata pela chance de compartilhar com vocês um tempo e um lugar de transformação e fé nas pessoas. O Caic muda quem tenho sido diariamente, saio sempre outra da escola e aposto que isso também acontece a vocês. Enquanto professores dessa escola, acho que orientamos encontros, que abrimos os mapas da viagem para mostrar aos alunos que temos, e que estamos para sempre buscando rumos mais coloridos, trajetos interiores, pessoais, e percursos enriquecedores para o coletivo, estradinhas de areia para andarmos de mãos dadas...

Não é simples ser professor no Caic. De alguma forma estranha meu compromisso lá tem um peso diferente e acredito que a maioria de vocês sente parecido. Depois da tantos conflitos, de tanta vontade de desistir, de desajuste, mesmo, hoje o trabalho no Caic me explica. Me sinto acolhida pelo grupo que temos e esse sentido ao fazer docente muda tudo. Muda o que tenho sido e quem escolhi ser.

Não escolhi ser professora para fazer a diferença na vida de ninguém, porque acredito que cada um se abre ao outro na medida do que se julga capaz, dá apenas o que tem a oferecer, e isso é escolha: um sujeito se permite mais ou menos influenciar por outro, ou, o outro me afeta (positiva e/ou negativamente) quando permito que se aproxime de mim. Quis ser professora (e jornalista e pesquisadora...) porque preciso do contato com as pessoas e porque aposto sinceramente na beleza que esses encontros são capazes de gerar. Em quem chega e em quem parte. O nosso movimento é que me encanta.

O conhecimento está disponível em todos os lugares. Então, não cabe mais ao professor do agora tentar segurar o saber da mão, como se fosse ouro em barra. Conhecimento é pó e voa por aí... O professor do agora é o tipo raro que descobriu o momento exato em que esse pó está mais visível aos olhos de todos. É quem se permite experimentar o tempo, o espaço, e a própria fragilidade. É quem tem coragem de convidar o outro, o diferente, para compartilhar o essencial: o mundo.

Obrigada, gente. O nosso encontro me torna sempre mais bonita por dentro. Isso é o que me importa. Feliz dia do Professor. Todo dia. :D

domingo, 12 de outubro de 2008

FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS

Nesta sexta feira, 10/10, passamos uma tarde maravilhosa na escola. As crianças participaram de várias atividades como Karaokê, Tatuagem, Cama elástica, Piscina de bolinhas, Teatro, Cachorro quente, Música, .... Ao servir o lanche para uma das crianças fui surpreendida por um olhar brilhante e uma fala surpreendente: "como hoje tá bom, né professora!" Após ouvir essa avaliação tão sincera por parte de uma criança resolvi registrar minha avaliação neste blog. Também gostei muito da tarde que fizemos festa. E quero aqui agradecer ao empenho e disposição de todos aqueles que não mediram esforços para que as crianças e os adolescentes do CAIC tivessem uma tarde divertida. Em breve estarei colocando algumas fotos dessa tarde tão alegre!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A VISITA DA ALICE !!!!!

Olá pessoal, hoje nosso momento de educação continuada realizado com a presença de educadoras que atuam na escola Admar Corrêa, que vieram compartilhar conosco a experiência sobre a sala de recursos. A fala da Alice movida de paixão e comprometimento com o que faz me permitiu enxergar esse trabalho com outros olhos. Achei interessante quando ela colocou que outras crianças querem participar desse espaço, isso me fez perceber que o risco da rotulação e do estigma está bastante relacionado a forma como o trabalho é conduzido. Acredito que precisamos conversar mais sobre essa temática, que essa conversa coletiva e compartilhada é apenas um começo. Mas, desde já quero compartillhar com vocês um pensamento: se este atendimento diferenciado é um direito dos nossos alunos isso não pode ser negado!!! Bem, acredito que precisamos trilhar um novo caminho, com clareza do que precisamos e do que queremos enquanto grupo de educadoras que fazem diariamente a história do CAIC. Podemos usar esse blog para irmos conversando sobre essas coisas, não vamos perder essa oportunidade!!

Uma conversa sobre Sala de Recursos

Nas reuniões de quinta os professores têm questionado com certa insistência a necessidade de um atendimento diferenciado aos alunos, concentrado em grupos menores, interessado em desenvolver habilidades e potencialidades que o contexto da sala de aula normalmente limita, e em diálogo com o trabalho das turmas.

Diferentemente das demais escolas do município, o Caic conta com o auxílio de profissionais do Serviço Social e da Psicologia (a Fernanda e a Liliane), que atuam em parceria com os professores. Temos constatado, no entanto, que apesar dos esforços e das tentativas bem sucedidas, muitas situações conflitantes permanecem sem respostas.

A adoção da proposta das Salas de Recursos, implantada em diversas escolas de Rio Grande, surge nas discussões do grupo como possibilidade, para ser articulada aos outros espaços de projetos recém conquistados - o apoio pedagógico e os laboratórios de informática e de Comunicação e Expressão.

O funcionamento de uma inciativa não exclui nem invalida o de outra: enriquece a aprendizagem e expressa a vontade docente de qualificar o ensino, numa busca por alternativas coerentes com a identidade da escola, justamente quando os índices negativos adquirem pesos tão difíceis de carregar.

O trabalho desenvolvido em Sala de Recurso foi o assunto da reunião dessa quinta-feira. A professora Alice (que por acaso é minha mãe...) e a equipe diretora da E.M.E.F. Admar Corrêa participaram do nosso encontro de formação continuada relatando a experiência do trabalho que vem sendo feito por lá desde 2003. O encontro dessa tarde foi a segunda ação realizada na escola para atender a sugestão do grupo docente do Caic de estender o Projeto Compartilhar a escolas "amigas".

A conversa de hoje serviu para conhecer uma proposta diferente, um olhar diferente, um jeito de fazer, que pelo visto tem dado certo. Foi uma oportunidade excelente de desmanchar alguns preconceitos, de mudar de posição por instantes e pensar o Caic a partir de outro lugar/olhar.

Uma Sala de Recursos do Caic vai ter, obviamente, a cara do Caic, um nome do gosto do Caic, um proceder de Caic, assim como a do Admar Corrêa tem feição própria, porque há tempos vem alargando a proposta da secretaria de educação para abraçar a comunidade que abrange.

No projeto com as alfabetizadoras, a Vanise, ex-coordenadora do Caic, recentemente nos lembrou de perceber as presenças em vez das ausências. Ouvir as colegas do Admar Corrêa parece remeter exatamente a isso: o trabalho da sala de recursos contribui para a (re)estruturação dos sujeitos a partir da valorização das presenças, do que reconhecem como seu, em direção ao preenchimento das ausências, sem perder de vista as diferenças. Insistir no direito a ser diferente é sempre sinal de acolhida. A nossa conversa me fez acreditar que esse pensamento as escolas amigas compartilham.

*E bora caminhar, gente, que para quem tem sonhos e desejo o impossível não passa de figura de linguagem! É um privilégio fazer parte de um grupo tão comprometido e assim tão disponível ao diálogo. Todo dia aprendo com os nossos papos. Sou grata. :)