sábado, 28 de março de 2009

A invenção da InfÂncia


Pessoal, este é um curta muito interessante sobre a infância. Vale a pena assistir, mesmo quem já viu vale a pena ver denovo. Além de nos proporcionar conhecimento esse curta nos faz pensar sobre as vivências das crianças nesta etapa da vida que é a INFÂNCIA. Nós educadoras e educadores temos o compromisso de pensarmos essas infâncias que diariamente se apresentam no espaço da escola, com suas culturas, valores, dúvidas, alegrias, emoções, responsabilidades, explorações, ....
Um bom fim de semana a todos!!!!
O Vídeo está disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?COD=672&Exib=5708

A CASA

Olá Caiqueiros, encontrei na net um pequeno vídeo intitulado "A CASA', muito bacana para assistir com as crianças. Fica aqui o convite é só agendarmos a sala de reuniões!! Um forte abraço!
O Vídeo esta disponivel no seguinte endereço eletronico:
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?COD=2038&Exib=5708

terça-feira, 10 de março de 2009

Ano letivo inicia na Escola Cidade do Rio Grande


FOTO: Palhaços alegraram a acolhida preparada pelo CAIC


As atividades de ensino recomeçaram na última segunda-feira, 02, na E.M.E.F. Cidade do Rio Grande, que faz parte do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC). A agenda da escola contou com acolhida aos alunos e visita de palhaços, além de reuniões de planejamento com o grupo de professores e de orientação aos pais e responsáveis.

Os alunos foram recepcionados pelos professores no pátio da escola e participaram da construção da “Teia dos desejos”. As turmas do turno da tarde se envolveram na tarefa coletiva de elaborar etiquetas com desejos para 2009, que foram suspensas em uma imensa teia feita de cordão, instalada entre as salas de aula.

Os palhaços apresentaram truques de mágica no teatro e durante o lanche interagiram com os alunos no refeitório. O cartão que pega fogo, o lápis amolecido e o malabarismo foram as principais atrações.

As reuniões com os pais e responsáveis aconteceram durante toda a semana por níveis de ensino, momento de diálogo a respeito dos propósitos da escola, em que também foram repassados os avisos e as normas aos presentes.

No sábado, 7, houve a primeira reunião geral de planejamento com o grupo docente. No encontro, em que esteve presente a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Darlene Torrada, docentes dos turnos da manhã e da tarde foram recebidos com café da manhã. Em seguida, os professores conheceram as metas do Serviço Social e de Psicologia para 2009, e discutiram os temas de interesse do grupo para a formação continuada.
*saiu no site da Furg (www.furg.br) no dia 09/03/09.

domingo, 1 de março de 2009

E lá vem 2009!!!!

Olá a todos que acompanham nosso blog! No dia 27/02 tivemos um ótimo encontro de retorno à escola. Foi muito bom ver o grupo docente unido e alegre. Contamos com algumas professoras novas, a prof. Joana e a prof. Rosimar, que com certeza vieram alegrar ainda mais nossos dias. Dia 02/03 receberemos as crianças e os adolescentes para o nosso primeiro encontro, e iremos construir com eles uma teia dos desejos para 2009. Em breve colocaremos algumas fotos das nossas primeiras atividades.
Desejo a todos um bom 2009, e que possamos divulgar nossas ações de forma mais sistemática neste blog!!