quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Reunião de quinta

No encontro de hoje o grupo da tarde pensou em várias sugestões para colocar em prática a partir da criação do Laboratório de Comunicação e Expressão. Ficou combinada a elaboração de um projeto amplo de onde serão desdobradas outras ações pedagógicas, também em forma de projetos, vinculadas à exploração do texto, das linguagens, da expressão dos alunos.

Sistematizar as idéias que têm surgido nas reuniões de quinta nos ajuda especialmente em dois aspectos, até então motivos de angústia: a identidade docente do CAIC e a consistência da formação continuada desenvolvida na escola(momento de aprendizagem e de construção de saberes que temos insistido tanto em manter). Explorar as propostas que o grupo mesmo acordou levar adiante, de certa forma, qualifica a prática pedagógica e a formação, valoriza e estimula professores e alunos, e ainda abre caminhos para que os educadores sejam investigadores do próprio trabalho.

Laboratório de Comunicação e Expressão

Pensamos em estabelecer o Laboratório de Comunicação e Expressão (título provisório) nas dependências da biblioteca da escola, como um espaço próprio para a realização de atividades focadas na expressão, na criação de textos em diversas linguagens e na divulgação das produções dos alunos. O Laboratório deverá ser um lugar de propagação de iniciativas que estimulem a leitura, a compreensão, a criticidade e a criatividade, e um lugar para onde possam convergir as práticas desenvolvidas em outros espaços da escola.

Do interior dessa proposta do Laboratório, serão desdobrados, a princípio, sete projetos correlacionados:

1. RPG - O grupo escritor doRPG Literário se dispôs a ministrar uma oficina de produção de texto literário a partir da dinâmica quem tem desenvolvido na área da escrita criativa colaborativa.

2. Contação de Histórias - A professora Danieli Formenti, do terceiro ano, sugeriu vincular o projeto de contação de histórias, que vem desenvolvendo com as alunas da pedagogia, no DECC, à proposta do Laboratório.

3. Hora da Leitura - Combinamos de copiar e adaptar ao Caic a excelente idéia da escola Revocata (corrijam se eu confundi a escola!!) de implementar a "Hora da Leitura", inicialmente com duração de 15 minutos. A idéia é: uma vez por semana, durante os 15 minutos reservados à atividade, todas as pessoas dentro do prédio largam o que estão fazendo e dedicam-se a ler, pelo prazer da leitura.

4. Correspondências - A Vanessa (vice-diretora) sugeriu o intercâmbio das produções dos alunos entre turmas no mesmo turno e entre turnos opostos. Daí surgiu a idéia de um projeto de correspondências, que irá reunir atividades relacionadas às trocas de impressões entre alunos e professores, enquanto grupo integrado, valorizando especialmente o registro escrito das experiências.

5. Teatro - No mesmo ritmo das duas propostas anteriores aparece o teatro, a princípio organizado pelas professoras Alice, Sara e Danieli, que irá abrigar atividades de expressão que envolvam alunos e professores.

6. Oficina de Brinquedos - As professoras Lúcia, Sara e Aline, auxiliadas pela Márcia, do CPM, ficaram responsáveis por organizar oficinas de construção de brinquedos.A carência de brinquedos, principalmente para uso dos primeiros e segundos anos nas salas de aula, tem sido apontada nas últimas reuniões pedagógicas.

7. Compartilhar - Na reunião do sábado passado (17/08) foi sugerida a extensão do projeto Compartilhar aos alunos. Combinamos de elaborar uma agenda de atividades relacionadas ao projeto e um planejamento para exposições dos trabalhos na escola e na universidade até o final do ano. Pensamos em incluir nos registros os depoimentos dos alunos e na saída da escola me ocorreu que a TV Furg poderia nos auxiliar nessa parte...

Enfim, pessoas.. Conseguimos traçar vários planos que podem ser colocados em prática sem grandes dificuldades, que podem contribuir com a qualificação do nosso trabalho, e trazer a coesão que o grupo vem buscando já há alguns anos.

Podemos comentar as propostas, sugerir outros rumos, indicar pessoas que gostariam de se envolver em algum desses projetos... Discordemos, se for preciso.. importante é movimentar essas vontades até saírem do rascunho.

PS: Insisto na necessidade de registrar todas essas propostas e fundamentar o que for possível como projeto, melhor se pudéssemos dar a esses esforços o caráter de projeto de pesquisa. Já perdi um primeiro lugar de concurso, gente, por não ter documentado todos os trabalhos que fiz na área do jornalismo. Não gostaria viver isso novamente, e nem que nenhuma de vocês precisasse fazê-lo.

Bjos.

3 comentários:

Debora disse...

Olá pessoal, infelizmente não foi possível participar da reunião ontem, pois estava em um compromisso na universidade. Fiquei muito feliz ocm o registro e concordo com a colocação que Andréia faz que precisamos registrar, documentar, formalizar os tantos trabalhos que realizamos na escola. Outro motivo que muito me motivou e me deu orgulho por estar junto com esse grupo foi a explosão de idéias. Acredito que um grupo que pensa junto é capaz de realizar muitas ações coletivas, por sua vez significativas para si e para o grupo comquem atua.

André Lemes disse...

Oi pessoal!
queria parabenizar a Andréia pela excelente iniciativa de organizar este espaço de interlocução e registro das atividades que realizamos na escola.
Também gostaria de manifestar a minha alegria pelo envolvimento de todo o grupo nesta iniciativa que certamente nos possibilitará pensar com mais subsídios sobre a construção da escola que sonhamos e queremos.
Me parece que estamos conseguindo atingir os nossos objetivos a partir das provovações feitas durante os nossos encontros de formação continuada.
Penso que estamos no caminho (ou ao menos buscando um), ou seja, com ações que se transformam coletivas e nos motivam a seguir em frente.
Pode não parecer, mas isso fará muita diferença naquilo que buscamos para os nossos alunos e para nós mesmos enquanto profissionais.
Parabéns a todas e todos e obrigado por estarem me possibilitando compartilhar deste momento.
Abraços
André

Profª DeniGeo disse...

Andréia!!!
Fico muito feliz cada vez que entro aqui e vejo sempre novidades e sujestões de atividades. Eu sou fã da Mafalda e adorei as tiras, já vou usar algumas em minhas aulas.
Obs: meu email é caicdeni@gmail.com
Bjs e obrigada peor esse ótimo espaço que nos proporcionas.
Denigeo