terça-feira, 14 de abril de 2009

As primeiras realizações de um sonho coletivo - Educação de Jovens e Adultos no Caic


A recepção

O primeiro dia letivo de Jovens e Adultos no Caic

Iniciaram ontem, 13, as aulas noturnas das duas etapas do primeiro bloco do Promeja na E. M. E. F. Cidade do Rio Grande. Em clima festivo, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) preparou uma recepção especial para acolher os novos alunos, que regressam ou que ingressam na escola pela primeira vez.

Diferente dos outros turnos, a rotina da escola à noite começa pelo intervalo. Na chegada, os alunos foram conduzidos ao refeitório, onde puderam jantar e ter os primeiros contatos com o ambiente e com a merendeira responsável pela refeição.

Em seguida, diretor, coordenadores e professores da escola deram início à reunião de boas-vindas ao grupo na sala de reuniões do Caic, ocasião em que os professores e profissionais dos setores foram apresentados, e foram dadas as primeiras informações a respeito da organização geral da escola. Dirigindo-se ao grupo, o diretor André Lemes enfatizou, “vocês já são vencedores por quebrar tantas barreiras e voltar a estudar ou estudar pela primeira vez. Isso é valorizar a si mesmo”.

Ao encerrar o encontro que precedeu as aulas, o coordenador pedagógico das séries finais e um dos principais incentivadores da Educação de Jovens e Adultos na escola, Alexandre Cougo, relembrou que há cerca de um ano chegou no Caic e encontrou o desafio de contribuir para que o projeto do ensino noturno saísse do papel. “Hoje para mim é um dia realmente especial. Hoje começa uma nova história dentro do centro”, considerou o coordenador.

Alexandre despediu-se dos alunos resumindo o desejo da equipe diretiva da escola, que junto com a comunidade do Caic vem planejando com cuidado e empenho há bastante tempo a implementação da EJA. “Desejo uma experiência feliz. Hoje vi no olho de vocês, e também no meu olho no espelho, esse desejo. Tenho certeza de que vamos conseguir dividir essa felicidade”, apostou.

Os alunos e a primeira aula


Eduardo e Daniela, filho e mãe voltam juntos à escola

Pouco antes das 18h30min, os alunos já esperavam no saguão as primeiras instruções sobre o funcionamento da escola. Ansiosos, muitos dos estudantes comentavam sobre experiências anteriores de estudo e de contato com o Caic. Muitos dos mais jovens são ex-alunos e a maioria dos mais velhos tem ou já teve filhos matriculados na escola.

Exemplos interessantes são Adriana Daniela Wailla da Silva, 43 anos, e Eduardo da Silva, 15, mãe e filho, que retornam à escola para estudar juntos. “Vim para aprender mais, vim buscar tudo, se possível o Caic”, diz Daniela. O filho Eduardo cursou até a 4ª série e agora volta pensando no futuro, quer estudar para escolher uma profissão.


Daniele e Gisele, as professoras da primeira e segunda etapas do bloco um do Promeja


A primeira aula das duas turmas foi planejada em conjunto pelas professoras Daniele Formentin e Gisele Ruiz da Silva e teve como foco o trabalho com as expectativas dos alunos, por isso decidiram explorar o caderno propondo que o grupo desse vazão à vontade de usá-lo ao personalizar as capas. A coordenadora dos anos iniciais, Débora Soter, homenageou os alunos tocando no violão a canção “O caderno”, de Toquinho.



* texto publicado no site da Furg em 14/04/2009.
** "Caic terá EJA no período noturno", disponível no site Notícias.Furg, publicado em 03/04/2009

Nenhum comentário: