quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Aos companheiros de viagem

Gurias e guris, profes do Caic, sou muito grata pela chance de compartilhar com vocês um tempo e um lugar de transformação e fé nas pessoas. O Caic muda quem tenho sido diariamente, saio sempre outra da escola e aposto que isso também acontece a vocês. Enquanto professores dessa escola, acho que orientamos encontros, que abrimos os mapas da viagem para mostrar aos alunos que temos, e que estamos para sempre buscando rumos mais coloridos, trajetos interiores, pessoais, e percursos enriquecedores para o coletivo, estradinhas de areia para andarmos de mãos dadas...

Não é simples ser professor no Caic. De alguma forma estranha meu compromisso lá tem um peso diferente e acredito que a maioria de vocês sente parecido. Depois da tantos conflitos, de tanta vontade de desistir, de desajuste, mesmo, hoje o trabalho no Caic me explica. Me sinto acolhida pelo grupo que temos e esse sentido ao fazer docente muda tudo. Muda o que tenho sido e quem escolhi ser.

Não escolhi ser professora para fazer a diferença na vida de ninguém, porque acredito que cada um se abre ao outro na medida do que se julga capaz, dá apenas o que tem a oferecer, e isso é escolha: um sujeito se permite mais ou menos influenciar por outro, ou, o outro me afeta (positiva e/ou negativamente) quando permito que se aproxime de mim. Quis ser professora (e jornalista e pesquisadora...) porque preciso do contato com as pessoas e porque aposto sinceramente na beleza que esses encontros são capazes de gerar. Em quem chega e em quem parte. O nosso movimento é que me encanta.

O conhecimento está disponível em todos os lugares. Então, não cabe mais ao professor do agora tentar segurar o saber da mão, como se fosse ouro em barra. Conhecimento é pó e voa por aí... O professor do agora é o tipo raro que descobriu o momento exato em que esse pó está mais visível aos olhos de todos. É quem se permite experimentar o tempo, o espaço, e a própria fragilidade. É quem tem coragem de convidar o outro, o diferente, para compartilhar o essencial: o mundo.

Obrigada, gente. O nosso encontro me torna sempre mais bonita por dentro. Isso é o que me importa. Feliz dia do Professor. Todo dia. :D

Um comentário:

Debora disse...

Déia, obrigado pela oportunidade maravilhosa de ler palavras tão bonitas e tão verdadeiras. Também encontro no caic um espaço de transformação e de esperança, e me sinto muito honrada em poder conviver com um grupo de professoras tão especial como o nosso.