quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Oficina de blog e grupo de discussão



Pessoal, achei bastante proveitoso o nosso encontro com o . Apesar de não termos exercitado especificamente a criação e uso de blogs, acredito que tenha sido interessante conhecer a prática de um profissional habituado às novas tecnologias da informação na educação. O Zé estava se organizando para que a visita dele se desse em duas etapas, em dois dias. Não seria possível fazer isso em dias próximos, mas já acertamos com a Débora o dia 30/10 para o retorno dele, dessa vez com uma proposta de aplicação e manuseio, mesmo, de blogs. Espero que tenham gostado, porque ele foi até o Caic compartilhar por vontade de dividir experiências e aprender com o nosso jeito de fazer...

Sugiro que, antes dessa nova visita, tentemos nos organizar e listar dúvidas para que ele consiga planejar o encontro a partir dos nossos desejos. Hoje foi uma apresentação não só do trabalho dele, mas também da proposta de oficinas de criação literária, que já combinamos de realizar no mês de outubro com as turmas da escola. Estou organizando com o Zé e com os outros do grupo RPG as atividades para os grupos do Caic, e logo, logo apresento a vocês nossa proposta, para que avaliem e ajudem a pensá-la.

O Zé se prontificou a nos atender por e-mail, enquanto nosso novo encontro não chega, para esclarecer dúvidas, trocar idéias, enfim... Achei muito bacana essa pronta disponibilidade que ele demonstrou. Quando o convidei a nos ajudar com os blogs, ele aceitou e ficou bastante entusiasmado com a possibilidade das parcerias com os professores da escola num trabalho de criação com os alunos. Tem tudo para dar bons resultados... só não podemos deixar a idéia desaparecer.

Grupo de discussão:

Por sugestão de alguém em uma de nossas reuniões, criei um grupo de discussão dos professores do Caic/Furg para ampliarmos nossos espaços de diálogo. O bom de lá é que podemos trocar arquivos que não precisam necessariamente se tornarem públicos. A Denise está mais por dentro dessa ferramenta e pode nos dar uma ajuda.

Por falar em Denise... ela se prontificou a nos ajudar com os computadores, nos mostrar o Escuna por dentro, desenvolvendo projetos de aprendizagem conosco, em horários diferenciados, inclusive aos sábados, para quem se interessar. Achei ótimo. Aos poucos nossa rede aumenta e cada professor dá um pouco do que pode.

Por hora é isso... Aproveitem para comentar o encontro de hoje, dizer das impressões de vocês, para que esse lugar também sirva para a avaliação constante das reuniões.

Bjo, bjo!!

*update: o Zé já comentou a reunião lá no Letra viva do Roig.

3 comentários:

Belanir Vasques Ramos disse...

Adorei a exposição do professor! Tenho certeza que esta proposta só irá nos ofertar bom resultados.

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Déia, Belanir e demais colegas, foi um privilégio poder compartilhar com vcs parte de minha experiência como educador. Acredito que esse projeto tenha tudo para colher frutos no futuro. Há um grupo interessado, uma estrutura boa de trabalho e um desafio de integrar as tecnologias ao cotidiano escolar. Um abraço a todas! Zé Roig.

Debora disse...

OI pessoal, fico feliz por poder atuar em uma escola como a nossa, achei que o encontro foi muito bom, não só pela fala agradável do zé, uma fala vivida, mas também pela oportunidade de vivenciarmos a posição de estudantes frente as máquinas, com a mesma euforia e impaciência das crianças. Que bom podermos ocupar mais esse espaço na escola. Acredito que temos tudo para fazermos a diferença, primeiramente nas nossas vidas e na vida dos meninos e meninas que encontram no CAIC um espaço de oportunidades. Bjs a todos!